Mineração em Nuvem

O Que é Mineração de Bitcoins na Nuvem?

No seu cerne, a mineração em nuvem permite que os mineradores emprestem/comprem poder computacional de mineração a partir de um hardware externo (centros de dados). Duas empresas, a Hashflare e a Genesis Mining, emergiram como as melhores opções do mercado.

O Que é Mineração de Bitcoins na Nuvem?Simplificando, mineração em nuvem é a melhor opção para quem deseja entrar no mundo das criptomoedas E pular a parte chata e custosa de comprar/configurar hardware. Através da mineração em nuvem, você pode utilizar poder computacional externo vindo de centros de dados remotos. Neste caso, você precisa apenas de uma carteira de Bitcoins e um computador para fins de comunicação.

No Brasil, há dois fatores que tornam a mineração em nuvem uma alternativa maravilhosa. Primeiro, a carga tributária sobre aparelhos eletrônicos é altíssima. Ou seja, se você quiser comprar uma GPU poderosa, vai precisar desembolsar uma boa grana. E segundo, dependendo da região do país em que você mora, pode fazer muito calor, o que significa que você também vai precisar investir em sistemas potentes de resfriamento e ventilação para sua máquina.

Prós da Mineração em Nuvem:

  • Seu lar fica livre do calor e do barulho produzido pelas máquinas. Além disso, você não precisa se preocupar com o clima do local onde mora.
  • Sem gatos exorbitantes com a conta de luz.
  • Seu equipamento não ficará obsoleto em pouco tempo. 
  • Os riscos são menores, já que o investimento também é. 

Contras da Mineração em Nuvem:

  • Há muitas pessoas e empresas mal-intencionadas no mercado.
  • Alguns consideram o processo de compra e montagem de suas máquinas algo divertido, portanto essa opção tira toda a “diversão”. 
  • Lucros menores devido ao baixo risco e envolvimento de uma 3rd party.
  • Menos controle, menos flexibilidade.

Tipos de Mineração em Nuvem: 

Há 3 tipos de mineração em nuvem disponíveis no momento, incluindo:

  1. Mineração por hospedagem.
  2. Mineração por hospedagem virtual.
  3. Locação de poder computacional.

A terceira opção é a mais popular entre os entusiastas das criptomoedas, porque as duas primeiras opções necessitam de equipamento virtual/físico dedicado. A locação de poder de computação é o más próximo que você vai chegar da mineração gratuita de Bitcoins. Tem um bom custo-benefício e é livre de transtornos. Não é de espantar que seja a escolha mais popular.

Lucratividade da Mineração em Nuvem

Como mencionado anteriormente, não existe mineração gratuita de bitcoins em nuvem, então você precisa calcular a lucratividade que a operação vai ter para você. É uma tarefa chata, mas 100% necessária. Há alguns sites que oferecem calculadoras de lucratividade de mineração, por isso, talvez você só precise digitar os números.

Mineração em NuvemHá muitos fatores a serem considerados antes de você se dedicar a uma opção de mineração, seja ela em nuvem ou não. Você precisa pensar na conta de luz, nos custos com hardware, custos de contratação e assim por diante. Apenas para reiterar: você PRECISA fazer alguns cálculos, ou estará colocando sua estabilidade financeira em risco.

Riscos/Recompensas da Mineração em Nuvem

Aqui, temos alguns dos piores riscos sobre os quais falamos na sessão de contras. O primeiro deles (pessoas tentando te enganar) é o pior. Você estará sempre correndo o risco de lidar com pessoas e empresas que não irão cumprir com o que prometeram, então use o bom senso; se uma oferta parecer boa demais para ser verdade, é porque ela é realmente é. Negocie apenas com sites conhecidos e bem estabelecidos de mineração em nuvem.

Você precisará fazer algumas contas para verificar a lucratividade deste método de mineração. Uma coisa que você precisa ter em mente é que o nível de dificuldade da mineração de Bitcoins aumenta. Também há o fato de que o valor da moeda flutua, o que pode ser incômodo para alguns. 

No fim das contas, quem decide é você. Tudo que o sol toca trás riscos e recompensas. Se você deve ou não entrar no ramo na mineração em nuvem depende inteiramente do tempo/dinheiro/esforço que você deseja desprender.